Fatura eletrónica na Sonae gera poupanças de 15 milhões de euros

2019-03-11
Desde 2005, com o novo enquadramento legal para a faturação eletrónica, a Sonae foi pioneira em Portugal na desmaterialização da troca de documentos com os seus parceiros e fornecedores, promovendo a adoção da fatura eletrónica (EDI) como forma de melhorar a qualidade de informação para a gestão dos negócios, otimizar os tempos de tratamento de documentos e informação, assim como proporcionar poupanças económicas e ambientais significativas para todos.

Fruto do projeto desenvolvido pela Direção dos Serviços Administrativos (DSA), a Sonae conseguiu melhorar a sua pegada ecológica, poupando anualmente mais de 90 toneladas de papel, 10 milhões de litros de água e mais de 50 toneladas de emissões de CO2, bem como salvando 2.500 árvores. A desmaterialização do processo de faturação de fornecedores proporcionou, assim, poupanças anuais superiores a 15 milhões de euros, contribuindo para uma maior eficiência e produtividade das atividades desenvolvidas pelas várias unidades de negócio da Sonae.

Nuno Guerreiro, diretor da DSA da Sonae, afirma: "A implementação da fatura eletrónica no relacionamento com os fornecedores e parceiros foi um sucesso e permitiu ganhos significativos para todas as partes. As equipas passaram a gerir informação e documentos com maior qualidade, agilidade e rapidez, o que veio facilitar o seu trabalho, a relação com terceiros e gerar não só poupanças ambientais e financeiras, como também ganhos efetivos de produtividade. Hoje somos referência mundial na implementação de faturação eletrónica com fornecedores e parceiros”.

A Sonae gere, todos os anos, mais de 3 milhões de processos de faturação envolvendo milhares de fornecedores e parceiros. O trabalho desenvolvido permite que, hoje, 100% das ordens de compra e 99% das faturas de fornecedores externos de mercadorias sejam emitidas, recebidas e registadas eletronicamente.