FY18: Crescimento significativo e reforço de rentabilidade

2019-03-21

1. PRINCIPAIS DESTAQUES DOS RESULTADOS ANUAIS DE 2018:

• Volume de negócios da Sonae aumentou 8,1% para 5.951 M€, com crescimento de todas as áreas de negócio
  • Melhoria da rentabilidade, com subida de 8,4% do EBITDA subjacente para 372 M€
  • Resultado líquido cresceu 33,7%, de 166 M€ para 222 M€
  • Investimento aumentou para 702 M€, impulsionado por expansão orgânica e aquisições
  • Proposta de dividendo de 4,4 cêntimos de euro por ação, correspondendo a um dividend yield de 5,4%

Ângelo Paupério, Co-CEO da Sonae, afirma: "2018 foi um ano de sucesso para a Sonae, que cresceu significativamente, melhorou rentabilidade e concluiu uma importante fase do seu desenvolvimento estratégico.
O volume de negócios consolidado atingiu os 6 mil milhões de euros (+8,1%), com o contributo positivo de todas as áreas, com destaque para a Sonae MC (+7,0%) e para a Worten (+7,6%) que apresentaram igualmente elevados crescimentos no mesmo universo de lojas.
Em termos de rentabilidade, o EBITDA recorrente cresceu 12,2% para 425 milhões de euros e o EBITDA total alcançou 483 milhões de euros, a que corresponde um crescimento de 26,7%. Gostaria igualmente de destacar a performance da Sonae MC que, num contexto de mercado exigente, manteve os seus níveis de rentabilidade de referência.
O resultado líquido do Grupo ultrapassou os 220 milhões de euros, crescendo 33,7%, com uma evolução particularmente positiva do resultado direto que aumentou 58,3% face ao ano de 2017.
2018 fica igualmente marcado pelo esforço de otimização da estrutura organizativa do Grupo, com especial foco no reforço das equipas de gestão, assegurando competências e complementaridades que permitem uma maior autonomia, agilidade e consequente responsabilização, criando condições para melhor responder aos crescentes desafios de mudança dos cenários competitivos.
Ao nível da gestão de portefólio, o primeiro destaque vai para a conclusão da operação de combinação de ativos da SportZone e da JD Sprinter que conduziu à criação da ISRG e que permitiu a consolidação de um forte operador ibérico, beneficiando de importantes sinergias e cuja integração está já a traduzir-se em resultados muito positivos. Teve também particular importância o investimento adicional na Sonae Sierra, aumentando o perfil internacional do Grupo e criando condições para acelerar a execução da estratégia de reciclagem de capital e aproveitamento das oportunidades de criação de valor existentes no setor imobiliário num contexto internacional. De referir, por último, a continuação do forte investimento em capital e competências nas nossas avenidas de crescimento, nomeadamente nas áreas de saúde e bem-estar, tecnologias de retalho e telecomunicações ou nos novos serviços financeiros.
Esta intensa atividade coincidiu com o último ano de mandato do atual Conselho de Administração que integrei enquanto Co-CEO e contribuiu para que a transferência de responsabilidades que agora ocorre se processe com redobrado conforto e confiança, na certeza de que a nossa empresa está preparada para os novos desafios e na profunda convicção e sincero desejo que a nova equipa executiva liderada pela Cláudia Azevedo continue a potenciar o sucesso deste projeto único e que tanto nos une que é a Sonae.”

2. ANÁLISE CONSOLIDADA

Todos os negócios aceleram crescimento sustentado

Em 2018, os negócios da Sonae continuaram a apresentar um forte desempenho de vendas e de rentabilidade. O volume de negócios aumentou 8,1% em termos homólogos para cerca de 6 mil milhões de euros. Este desempenho beneficiou da contribuição dos negócios de retalho da Sonae, nomeadamente do desempenho like-for-like e da expansão da rede de lojas.
Semelhante ao crescimento do volume de negócios, o EBITDA subjacente da Sonae cresceu 8,4% em termos homólogos para 372 M€ e, consequentemente, a margem permaneceu estável face a 2017, em 6,3%.
O EBITDA da Sonae teve um crescimento mais significativo de 102 M€, atingindo 483 M€, impulsionado pelo forte desempenho operacional e pelos ganhos de capital, quer da venda de ativos da Sonae Sierra, quer das operações de sale and leaseback de ativos da Sonae RP, e ainda pelo impacto positivo da joint-venture com a JD/Sprinter (ISRG). Este desempenho do EBITDA foi a principal razão do aumento de 58% do resultado direto para 209 M€, +77 M€ quando comparado com 2017, e consequentemente para o resultado líquido atribuível a acionistas que ultrapassou os 220 M€, face a 166 M€ no ano anterior.

De um ponto de vista estatutário, a Sonae passou a incluir a consolidação integral da Sonae Sierra após o aumento da participação de 50% para 70% no final do 3T18, que até aí era consolidada pelo método de equivalência patrimonial. Numa base pro-forma, excluindo o volume de negócios total da Sonae Sierra no 4T18, o volume de negócios consolidado da Sonae teria crescido 7,3% e, excluindo o EBITDA subjacente da Sonae Sierra de 11 M€, o EBITDA subjacente consolidado teria crescido 5,2% em termos homólogos, correspondendo a uma margem de 6,1%.

Redução de 223 milhões de euros da dívida em base comparável

A Sonae reforçou a sua solidez financeira, com a dívida líquida a situar-se em 1.317 M€ no final de 2018, incluindo a aquisição de 20% da Sonae Sierra por 256 M€ e a consolidação da dívida desta empresa. Tendo em conta os valores reexpressos (pro-forma), ou seja, incluindo a consolidação integral da dívida líquida da Sonae Sierra no final de 2017, a dívida líquida da Sonae diminuiu 223 M€ (-17,4%) em termos homólogos, para 1.061 M€.
O gearing médio contabilístico da Sonae melhorou para 0,5x no 4T18 comparado com 0,6x no 4T17, devido ao reforço da estrutura de capitais do grupo que é composta atualmente por 71% de capital próprio.
Além disso, excluindo a Sonae Sierra, a Sonae foi capaz de manter o custo médio das linhas de crédito utilizadas num nível baixo, próximo de 1,0%. Adicionalmente, desde o final de 2018, a Sonae já refinanciou 200 M€ em dívida de longo-prazo, o que permite assegurar um perfil da maturidade média da dívida confortável de cerca de 4 anos.

Capex superior a 700 M€ e apoio a 1.175 instituições

O investimento em 2018 ascendeu a 702 M€, o que inclui: o capex relacionado com a manutenção e expansão dos negócios de retalho, os 256 M€ relacionados com a aquisição de 20% da Sonae Sierra e o capex da Sonae Sierra no 4T.
O crescimento das várias áreas de negócios é acompanhado pelo reforço do compromisso da Sonae com a comunidade, tendo investido 11 milhões de euros em organizações de economia social, através de bens materiais, competências e recursos financeiros para 1.175 instituições.