Primeiro trimeste de 2019 é de crescimento para a Sonae

2019-05-15
PRINCIPAIS DESTAQUES DOS RESULTADOS DO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2019
  • Volume de negócios consolidado da Sonae aumentou 8,9% para 1.461 M€
  • Melhoria da rentabilidade, com o EBITDA subjacente a aumentar 15,6% para 105 M€ e o EBITDA a aumentar 33,4% para 136 M€
  • Resultado líquido atribuível aos acionistas melhorou 6,5% atingindo 18,3 M€, traduzindo aumento das vendas e da rentabilidade
  • Investimento atingiu 116 M€ no trimestre, crescendo 64%, impulsionado por expansão orgânica e aquisições
  • Dívida líquida diminuiu 99 M€ em base comparável
Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, afirma: "A Sonae teve um bom início de ano, apesar do efeito de calendário adverso com uma Páscoa tardia. O volume de negócios consolidado no primeiro trimestre aumentou 8,9% em termos homólogos, atingindo 1.461 M€, com contributos positivos de praticamente todos os negócios, em particular da Sonae MC e da Sonae Sierra, cujos resultados são agora consolidados integralmente nas contas da Sonae.
O EBITDA subjacente do grupo cresceu 15,6% em termos homólogos para 105 M€, com a Sonae MC a mostrar um desempenho particularmente positivo, e o EBITDA atingiu 136,1 M€, +34 M€ face ao 1T18, impulsionado tanto pelos resultados do método de equivalência patrimonial (nomeadamente Sonae Sierra e ISRG), como pela mais valia gerada na venda da Saphety pela Sonae IM, que continua a criar valor através de uma gestão ativa dos seus investimentos.
No que diz respeito à gestão de portefólio, este trimestre marcou a aquisição, pela Sonae MC, de uma participação de 60% na Arenal, que acreditamos poder reforçar significativamente a posição da Sonae MC no segmento de Health & Wellness, uma das nossas avenidas de crescimento.
Apesar do aumento significativo do nosso nível de investimento total (+64% em termos homólogos), motivado sobretudo pela aquisição da Arenal, a nossa estrutura de capitais permanece robusta. O nosso nível de alavancagem continuou a diminuir em termos homólogos, tendo reduzido agora para 0,5x, e os nossos principais negócios continuam a apresentar níveis de dívida conservadores. A dívida total do grupo apresenta atualmente um perfil de maturidade mais longo e custos de financiamento mais baixos, mantendo deste modo as condições necessárias para suportar a execução das estratégias dos nossos negócios e a nossa política de remuneração acionista.
Na minha primeira mensagem como CEO, gostaria de agradecer ao Paulo e ao Ângelo pelo seu apoio na fase de transição e por poder continuar a beneficiar de toda a sua sabedoria como Presidente e Membro Não Executivo do Conselho de Administração.
Na Sonae somos atualmente mais de 53 mil pessoas comprometidas com a construção de uma long-living company focada na criação de valor económico e social. Apenas seremos capazes de alcançar este objetivo cuidando bem de todos os nossos stakeholders, com os quais nos mantemos totalmente comprometidos”.

Press release na íntegra em anexo