Sonae acelera crescimento e reforça rentabilidade com aumento de 34,5% de resultado líquido no 3t16

2016-11-09

Volume de negócios consolidado aumentou 10,7% no terceiro trimestre do ano

1. PRINCIPAIS DESTAQUES DO TERCEIRO TRIMESTRE:

Sonae alcançou forte crescimento de vendas e resultados no terceiro trimestre de 2016, com volume de negócios a crescer 10,7% e resultado líquido atribuível aos acionistas a aumentar 34,5%

• Sonae reforçou presença internacional em todas as áreas de negócio, com presença em mais de 85 países
  • Volume de negócios aumenta 10,7% para €1.451 M, impulsionado pelos negócios de retalho
  • Underlying EBITDA cresce 5,2% para €99 M
  • EBITDA aumenta 9,9% para €111 M
  • Resultado direto cresce 17,4% para €54 M
  • Resultado líquido atribuível aos acionistas aumenta 34,5%, de €46 M para €61 M
  • Dívida líquida diminuiu 4,9% em termos homólogos, ou seja, €64 M
  • Investimento consolidado aumentou 72% desde o início do ano, de €171 M para €293 M

Ângelo Paupério, Co-CEO da Sonae, afirma: "O terceiro trimestre foi francamente positivo para a Sonae. Em termos consolidados, crescemos na casa dos dois dígitos o volume de negócios e o EBITDA, melhorámos a posição competitiva nos principais negócios e continuámos a reforçar a nossa estrutura financeira.

Numa base comparável, todos os negócios de retalho cresceram, com destaque para o Continente, que viu uma vez mais reconhecido o seu estatuto de operador com os preços mais baixos do mercado.

A Sonae Sierra inaugurou com assinalável sucesso o ParkLake, o primeiro centro comercial que desenvolveu de raíz na Roménia, e manteve elevados níveis de ocupação e rentabilidade nas operações da Europa e do Brasil.

Nas telecomunicações, a NOS manteve-se como o operador com maior crescimento de receitas, continuou a melhorar a rentabilidade e assegurou uma posição incontornável na gestão dos conteúdos desportivos.

Em termos homólogos, a dívida consolidada no fim do período continuou a descer, tem custo mais baixo e maior maturidade, refletindo um balanço mais sólido.

É assim que, confortados com a validade das estratégias adotadas e suportados em maior solidez financeira, enfrentamos com redobrada confiança os desafios do futuro”.

2. RETRIBUIR À COMUNIDADE

A Sonae reforçou a sua política ativa de responsabilidade corporativa, tendo aumentado o apoio à comunidade para mais de 6 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2016 (9M16), desenvolvendo projetos nas áreas de solidariedade social, saúde e desporto, sensibilização ambiental, cultura, educação e ciência e inovação.

Durante o terceiro trimestre do ano (3T16), a Sonae iniciou o projeto CordonGris, que tem como objetivo combater a malnutrição na população sénior através da disponibilização de novas soluções tecnológicas e serviços especializados. A iniciativa, desenvolvida com a Fraunhofer Portugal e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa promove a qualidade de vida das gerações mais antigas e o envelhecimento ativo, aproveitando o potencial da Internet para garantir a autonomia desta faixa da população. Na mesma linha de atuação, a Sonae foi o primeiro retalhista a nível mundial a associar-se a projeto inovador "wiiGO”, um carrinho de compras autónomo que visa facilitar o processo de compra a clientes com mobilidade reduzida, nomeadamente pessoas em cadeiras de rodas, grávidas e idosos.

Na área da educação, a Sonae lançou o primeiro programa em Portugal de desenvolvimento vocacional em contexto real de trabalho para jovens do 10º ao 12º ano, com o objetivo dar a conhecer o mundo real de trabalho aos jovens através de uma aproximação gradual ao mundo empresarial e aos seus profissionais. A Sonae foi também reconhecida com o estatuto de Centro de Formação ECBL (European Certification Board of Logistics) pelo Conselho Português para a Certificação Logística, passando a ser a primeira entidade privada em Portugal com esta distinção.

3. ANÁLISE OPERACIONAL E FINANCEIRA

A Sonae alcançou forte crescimento de vendas e resultados no terceiro trimestre de 2016 (3T16), com volume de negócios a crescer 10,7% e resultado líquido atribuível aos acionistas a aumentar 34,5%. Este desempenho traduziu a prossecução da estratégia de crescimento da Sonae, que se materializou no reforço das posições competitivas da generalidade das suas áreas de negócio, no crescimento da internacionalização, na diversificação dos estilos de investimentos e na potenciação das suas competências e ativos.

Para ler todo o press release, consulte o .PDF