Sonae distinguida em prémio europeu de inovação em processos administrativos

2016-06-20

Processo deintegração eletrónica e automatização do registo e controlo de faturas defornecedores da Sonae conquistou a menção honrosa nos Shared Services &Outsourcing Excellence Awards Europe 2016, entregues em Dublin.

ASonae foi distinguida nos Shared Services & OutsourcingExcellence Awards Europe 2016 com o prémio de "Runner Up 2016” nacategoria de Best Process Improvement & Innovation (Melhoria deProcessos e Inovação). A distinção reconhece as boas práticas da Sonae coma criação de um processo de integração eletrónica e automatização do registo econtrolo de faturas dos seus fornecedores e parceiros, que permitiu reduzir em98% os documentos recebidos em papel relativos ao fornecimento de produtos paraos negócios de retalho, com importantes impactos económicos, ambientais,sociais, assim como ganhos relevantes de eficiência interna e na relação comfornecedores.

Nuno Guerreiro, Diretor de Processos Administrativos, afirma: "A inovaçãonos processos é fundamental para a competitividade das empresas, já que permitereforçar a qualidade e rapidez da informação, facilitando a tomada de decisãopelos negócios. Na Sonae, o projeto pioneiro que desenvolvemos permitiu reduziro tempo de receção, registo e aprovação de faturas, com ganhos significativospara os nossos parceiros e para os nossos negócios”.

O processo P2P-Purchase to Pay da Sonae envolve o registo,validação e controlo de faturas de fornecedores, eliminando as faturas em papele acelerando o processo de aprovação e pagamento. O tempo de aprovação defaturas diminuiu para 1,2 dias e as poupanças estimadas ascendem a mais de 13milhões de euros por ano. Adicionalmente, o processo permitiu reforçar arelação com os fornecedores, proporcionando-lhes uma redução de custos, umaumento da transparência e uma redução nos prazos de recebimento.

Os Shared Services & Outsourcing Excellence Awards são prémiosque reconhecem Centros de Serviços Partilhados e equipas que excedem osstandards da Indústria no desenvolvimento das suas atividades e iniciativas. Oprémio foi atribuído na conferência 16th Annual European Shared Services& Outsourcing Week, que decorreu em Dublin, na Irlanda.