Sonae mantém crescimento, reforça rentabilidade operacional e prossegue internacionalização

2017-11-15

1. PRINCIPAIS DESTAQUES DOS PRIMEIROS NOVE MESES DE 2017:

·       Volume de negócios consolidado aumenta 6,9% para €4.115 M, com todos os negócios a crescer

·       Melhoria consistente da rentabilidade, com aumento de 9,6% do EBITDA subjacente para €221 M

·       Resultado líquido total cresce €1 M no trimestre e mantém-se estável nos 9M17

·       Divida líquida diminui €30 M face ao período homólogo

·       Sonae afirma-se como multinacional, estando em mais de 80 países através dos seus negócios

Ângelo Paupério, Co-CEO da Sonae, afirma: "Neste 3º trimestre, em que o portefólio de negócios já é comparável com o período homólogo do ano passado, continuámos a crescer a bom ritmo (4,8%) em termos agregados, com contributo positivo das nossas principais atividades, com realce para os diferentes negócios do setor do retalho, que cresceram 5,1%.

Igualmente positiva foi a performance em termos de rentabilidade, com o EBITDA agregado a crescer 10% face a igual período de 2016, e reforçando posições competitivas sem cedências na qualidade das nossas propostas de valor, como evidenciado pelo reconhecimento em mais um estudo da DECO de que somos o retalhista com os preços mais baixos do mercado português.

Num trimestre em que os níveis de investimento se mantiveram elevados, continuámos a reforçar a estrutura de capitais baixando dívida, aumentando a sua maturidade e melhorando as condições de financiamento."

2. RETRIBUIR À COMUNIDADE

APOIO À COMUNIDADE

A Sonae prosseguiu o seu compromisso com a comunidade e sustentabilidade durante os primeiros nove meses de 2017, tendo apoiado 1.150 instituições em todo o país, mais 75 do que no mesmo período do ano anterior. A Sonae procurou criar e distribuir valor, realizando contribuições que no conjunto superaram os €6,3 M, envolvendo bens materiais, competências e recursos financeiros e humanos. A Sonae e os seus negócios procuraram implementar e desenvolver projetos em áreas como solidariedade social, cultura, saúde e desporto, educação e sensibilização ambiental.

No âmbito dos gravosos incêndios que marcaram o verão de 2017, as insígnias da Sonae uniram-se para combater os impactos nas diversas comunidades locais afetadas, apoiando com donativos e mobilizando mais de uma centena de colaboradores para ações de voluntariado no terreno num total de 1.650 horas.

DESENVOLVIMENTO DOS RECURSOS HUMANOS E CRIAÇÃO DE MAIS DE 3.000 POSTOS DE TRABALHO

A geração de valor económico e social pela Sonae traduziu-se, em termos homólogos, na criação de mais de 3.000 postos de trabalho no final de setembro deste ano. Esta criação de emprego resulta do crescimento das várias áreas de negócios da Sonae, que expandiram as suas atividades em Portugal e a nível internacional.

A Sonae prosseguiu com as suas políticas de atração de talento e de fomento da sua cultura e valores, tendo realizado iniciativas de Onboarding, onde os novos colaboradores são convidados a passar um dia dedicado ao conhecimento da história e valores Sonae, ao propósito comum ao Grupo e ao compromisso com o seu legado ético, bem como ao aprofundamento da rede interna de networking. A tarde do Onboarding Day é dedicada a uma ação de Responsabilidade Social, onde os colaboradores vivenciam um dos valores Sonae no terreno.

A Sonae prosseguiu, também, com mais uma edição do Programa Contacto, iniciativa que ofereceu a oportunidade a mais de cinquenta jovens de iniciarem a sua vida profissional através de estágios remunerados numa das várias empresas do Grupo.

3. ANÁLISE CONSOLIDADA

Nos primeiros nove meses de 2017 (9M17), a Sonae registou um crescimento de todos os seus negócios, melhorou a sua rentabilidade operacional e reforçou a sua vertente multinacional, expandido as suas atividades no exterior. Numa perspetiva estatutária, o volume de negócios consolidado da Sonae totalizou €4.115 M, aumentando 6,9% face aos 9M16, impulsionado pelo desempenho de todos os negócios: Sonae Retalho, Sonae FS e Sonae IM.

O EBITDA subjacente da Sonae atingiu €221 M, aumentando €19 M (+9,6%) face aos 9M16, beneficiando do desempenho dos negócios de retalho e de serviços financeiros. A margem de EBITDA subjacente da Sonae melhorou 10 pontos base face aos 9M16, atingindo 5,4%. No 3T17 o EBITDA subjacente foi de €105 M, crescendo 10% face ao trimestre homólogo. É de referir também que o resultado do método de equivalência patrimonial atingiu €48 M nos 9M17, valor que representa um aumento de 21,2% face ao período homólogo.

A forte performance operacional dos negócios nos primeiros nove meses de 2017 contribuiu positivamente para os indicadores de rentabilidade da Sonae. Porém, no ano passado tinha sido registado um impacto positivo de €56 M na rubrica de itens não recorrentes, beneficiando, sobretudo, dos ganhos de capital obtidos com as operações de sale and leaseback concluídas pela Sonae RP em 2016, o que limita a comparabilidade entre períodos. Assim, o EBITDA da Sonae ascendeu a €273 M nos 9M17, correspondendo a uma margem EBITDA de 6,6%. Numa base trimestral, o EBITDA aumentou 18,9% ou €21 M, quando comparado com o 3T16, atingindo €130 M e correspondendo a uma margem de EBITDA de 8,6% (1,0 pp acima do trimestre homólogo). No 3T17 o resultado direto da Sonae aumentou 12,0% para €59 M, conduzindo a um valor de €102 M no conjunto dos 9M17.

O resultado indireto da Sonae situou-se em €37 M nos 9M17, aumentando €16 M, em virtude do efeito positivo da avaliação de ativos da Sonae Sierra, assim como do ganho de capital associado à desconsolidação da MDS (ambos já reportados no 1S17).

O resultado financeiro líquido da Sonae melhorou €8 M, refletindo uma redução no custo das linhas de crédito. O custo médio das linhas de crédito utilizadas situou-se em 1,3% no 3T17, o que compara com 1,4% no 3T16. De destacar que o resultado financeiro da Sonae exclui os negócios da Sonae Sierra e da NOS.

O resultado líquido total manteve-se estável nos 9M17 e cresceu €1 M no trimestre, para €64 M, traduzindo uma melhoria de todos os indicadores operacionais e de rentabilidade. O resultado líquido atribuível aos acionistas ascendeu a €133 M nos 9M17, beneficiando do crescimento das vendas de todos os negócios e da melhoria da rentabilidade operacional, bem como da valorização dos centros comerciais e dos menores custos financeiros decorrentes do reconhecimento da forte estrutura de capital da Sonae. Excluindo os ganhos de capital não recorrentes registados no 1T16, fruto essencialmente das operações de sale and leaseback já mencionadas, a evolução do resultado líquido da Sonae teria sido claramente positiva.

A Sonae continua focada em apresentar uma estrutura de capital robusta, otimizando os custos de financiamento e, ao mesmo tempo, mantendo reservas de liquidez e um perfil longo de maturidade da dívida. A Sonae continuou, este trimestre, a cumprir a prática de não possuir necessidades de refinanciamento para os 18 meses seguintes tendo, ao mesmo tempo, melhorado as suas condições gerais de financiamento. Nos 9M17, o perfil de maturidade média da dívida permaneceu próximo de 4 anos. O rácio da dívida líquida face ao capital investido melhorou 210 pontos base face aos 9M16, para 36,7%. A dívida líquida da Sonae beneficiou de uma redução de €30 M, totalizando €1.217 M no final dos 9M17.

O investimento realizado pelos negócios totalizou €202 M nos 9M17, representando cerca de 4,9% do volume de negócios. O investimento foi canalizado para a abertura de novas unidades, lançamento e desenvolvimento de novos negócios e reforço da internacionalização e do serviço ao cliente, tendo atingido €109 M na Sonae MC, €26 M na Worten, €27 M na Sonae Sports & Fashion, €28 M na Sonae RP, €9 M na Sonae IM.

Ler Press Release integral em anexo.