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Sonae reforça crescimento, melhora rentabilidade operacional e acelera internacionalização

2017-05-18

1. PRINCIPAIS DESTAQUES DO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2017:

  • Volume de negócios consolidado cresce 6% para €1.278 M, com todos os negócios a apresentar tendência positiva
  • Melhoria consistente da rentabilidade, com aumento de 12,7% do underlying EBITDA para €49 M
  • Sonae afirma-se como multinacional, estando em mais de 80 países através dos seus negócios
  • Criação de mais de 1.500 postos de trabalho em termos homólogos

Ângelo Paupério, Co-CEO da Sonae, afirma: "O ano de 2017 começou bem para a Sonae. Num trimestre desafiante no comparativo com o período homólogo, crescemos em todos os negócios assegurando rentabilidade em linha com as nossas expectativas. Em termos consolidados, o volume de negócios aumentou 6% e o underlying EBITDA cresceu 12,7%, destacando-se a boa evolução do retalho especializado.

A par da performance operacional positiva, avançamos nas nossas avenidas estratégicas de crescimento, tendo-se concretizado a aquisição da operação Brio, que veio trazer maior dimensão e reforçar competências na dinâmica área da alimentação saudável. De igual modo, no sector da Moda Desportiva, assinámos o acordo com a JD Sprinter para constituir o 2º operador Ibérico de desporto que, combinando os ativos e competências que ambos os Grupos têm no setor, permite uma redobrada ambição em dimensão e rentabilidade.

Continuamos com uma estrutura de capitais sólida, com dívida com maior maturidade e custos de financiamento mais baixos, mantendo-se condições favoráveis para a concretização das nossas ambições de crescimento e melhoria permanente das propostas de valor que proporcionamos aos nossos clientes."


2. RETRIBUIR À COMUNIDADE

APOIO À COMUNIDADE

A Sonae continua empenhada na sua missão de levar os benefícios do progresso e da inovação a um número crescente de pessoas, pelo que no primeiro trimestre de 2017 prosseguiu o seu compromisso com a comunidade e sustentabilidade, desenvolvendo projetos nas áreas de solidariedade social, saúde e desporto, sensibilização ambiental, cultura, educação e ciência e inovação.

Para além do apoio a mais de meia centena de instituições e das contribuições superiores a €1.7 M, a Sonae dedicou uma atenção especial às áreas da educação, promovendo a criação de valor também através de sinergias de competências.

De realçar que a Sonae apresentou à Direção Geral da Educação e ao programa educativo da Câmara Municipal do Porto - Porto de Futuro uma iniciativa com o objetivo de despertar e incentivar o interesse dos jovens pelas áreas CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática), consideradas de importância fundamental para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do país. Desta ação, nasceu um memorando de entendimento que envolve empresas privadas e Estado, com vista ao aumento do número de estudantes e futuros profissionais nestas áreas. Neste âmbito, a Sonae proporcionou a 150 alunos do Agrupamento de Escolas do Cerco (AEC) a visita à exposição Leonardo Da Vinci – Invenções de um Génio, na Alfândega do Porto. A ação envolveu todos os alunos do 6º ano do AEC numa experiência de edutainment, com o objetivo de ensinar de forma lúdica assuntos relacionados com a ciência e o estudo na base de grandes inovações.

 

CRIAÇÃO DE MAIS DE 1.500 POSTOS DE TRABALHO

A Sonae criou mais de 1.500 postos de trabalho primeiro trimestre do ano, contribuindo para a melhoria das condições socioeconómicas nas comunidades onde está presente. Esta criação de emprego traduz o crescimento das várias áreas de negócios da Sonae, que conseguiram reforçar a ligação aos seus clientes e expandir as suas atividades em Portugal e a nível internacional. A Sonae promoveu também o Programa Contacto, iniciativa que vai oferecer a mais de meia centena de jovens iniciarem a sua vida profissional através de estágios remunerados na Sonae, podendo vir a integrar a empresa no futuro.

 

3. ANÁLISE CONSOLIDADA

A Sonae reforçou a sua afirmação como multinacional durante o primeiro trimestre de 2017, desenvolvendo a sua atividade em mais de 80 países. Todos os negócios apresentaram uma tendência positiva ao nível do volume de negócios, beneficiando da aposta no reforço das suas posições competitivas em Portugal e da internacionalização. De um ponto de vista estatutário, o volume de negócios consolidado da Sonae ascendeu a €1.278 M no 1T17, registando um aumento de 6,0% quando comparado com o 1T16, com todos os negócios a contribuírem positivamente para esta evolução.

O underlying EBITDA da Sonae aumentou 12,7%, para €49 M, impulsionado pelo retalho e pela Sonae FS. A margem underlying EBITDA da Sonae atingiu 3,8%, representando um aumento de 20 pontos base, em termos homólogos.

A forte performance operacional dos negócios no primeiro trimestre de 2017, contribuiu positivamente para os indicadores de rentabilidade da Sonae. No entanto, durante o primeiro trimestre do ano passado, tinha sido registado um impacto positivo de €62 M na rubrica de itens não recorrentes, beneficiando, sobretudo, dos ganhos de capital obtidos com as operações de sale and leaseback concluídas pela Sonae RP no 1T16, o que prejudica a comparabilidade entre períodos.

Assim, o EBITDA totalizou €62 M, correspondendo a uma margem EBITDA de 4,9%, e o resultado direto da Sonae atingiu €9 M. Já o resultado indireto da Sonae melhorou €15 M.

O resultado financeiro líquido da Sonae melhorou €6 M quando comparado com 1T16, devido à diminuição, em termos homólogos, do custo das linhas de crédito. O custo médio das linhas de crédito utilizadas situou-se em 1,3% a 31 de março de 2017, uma melhoria muito significativa quando comparado com o custo de 2,0% registado há um ano. De destacar que os resultados financeiros da Sonae excluem os negócios da Sonae Sierra e da NOS.

O resultado líquido atribuível aos acionistas ascendeu a €8 M, beneficiando do crescimento das vendas de todos os negócios e da melhoria da rentabilidade operacional, bem como dos menores custos financeiros decorrentes do reconhecimento da forte estrutura de capital da Sonae. Excluindo os ganhos de capital não recorrentes registados no 1T16, fruto essencialmente das operações de sale and lease back, a evolução do resultado líquido da Sonae teria sido positiva.

De realçar também que a Sonae continuou a reforçar a sua estrutura de capital no início de 2017. O capital próprio da Sonae situou-se em €1.995 M no 1T17, €177 M acima do verificado no 1T16 e o rácio da dívida líquida face ao capital investido melhorou 100 pontos base, para 40,9%.

O investimento realizado pelos negócios totalizou €54 M nos primeiros três meses do ano, representando cerca de 4,2% do volume de negócios. O investimento foi canalizado para a abertura de novas unidades, lançamento de novos negócios e reforço da internacionalização e do serviço ao cliente, tendo atingido € 28M na Sonae MC, €6 M na Worten e €8 M tanto na Sonae Sports & Fashion como na Sonae RP.

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Press Release integral em anexo.



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