Sonae reforça vendas e rentabilidade

2018-08-22

1. PRINCIPAIS DESTAQUES DO PRIMEIRO SEMESTRE 2018:

• Volume de negócios da Sonae cresceu 6,6% para 2.680 M€
  • Melhoria da rentabilidade de todos os negócios, com aumento de 11% do EBITDA
  • Resultado líquido aumenta de 73 M€ para 98 M€
  • Dívida líquida diminui 6,7% ou 95 M€ face ao final do período homólogo
  • Investimento (Capex) aumentou 30 M€ para 151 M€

Ângelo Paupério, Co-CEO da Sonae, afirma: "O crescimento assegurado no 2.° trimestre permitiu concluir a primeira metade de 2018 com um volume de negócios mais de 6% acima do período homólogo do ano passado, com contributos positivos de todas as nossas áreas de atividade, com destaque para o retalho alimentar que cresceu 7,2%. Assistiu-se igualmente a uma melhoria da rentabilidade global, que ao nível do EBITDA atingiu €154 M, 11,1% acima do 1.º semestre de 2017.

Foi ainda possível diminuir a dívida do Grupo em mais €95 M ao mesmo tempo que aumentámos o investimento e continuámos a fazer crescer em 5% o dividendo pago aos nossos acionistas.

O trimestre ficou, no entanto, marcado pelos resultados obtidos no âmbito da gestão de portefólio, com decisivos avanços na preparação do IPO da Sonae MC, com a alienação parcial da participação na Outsystems (detida indiretamente pela Sonae IM) e, sobretudo, pela aquisição de mais 20% da Sonae Sierra numa operação que contribuiu para um maior equilíbrio do nosso portefólio e para o reforço do perfil internacional que se mantém na linha da frente das prioridades estratégicas da Sonae.”

Redução de 95 milhões de euros da dívida reforça solidez financeira

A Sonae prosseguiu com o reforço da sua solidez financeira, tendo diminuído a dívida líquida em €95 M em termos homólogos, para €1.324 M no 1S18, e o rácio da dívida líquida face ao capital investido se situado em 38,3%, menos 2,8 p.p. face ao 1S17.

O gearing médio em valores de mercado melhorou quando comparado com o mesmo período do ano passado, para 0,6x, devido nomeadamente ao aumento da capitalização média bolsista e à diminuição da dívida líquida quando comparados com o mesmo período de 2017.

O grupo manteve a prática de estar integralmente financiado para os 18 meses seguintes tendo, simultaneamente, melhorado as suas condições gerais de financiamento. A Sonae foi capaz de reduzir o custo médio das linhas de crédito utilizadas para 1,0% sem impacto material no perfil de maturidade média da dívida.

Negócios em crescimento

Numa perspetiva estatutária, o volume de negócios consolidado da Sonae cresceu 6,6% em termos homólogos, ascendendo a €2.680 M no 1S18, particularmente impactado pela Sonae Retalho que contribuiu com €167 M adicionais.

O EBITDA consolidado melhorou €15 M, para €154 M, suportado por um EBITDA subjacente superior (+€8 M) e por um maior resultado obtido pelo método de equivalência patrimonial (+€9 M). O resultado antes de impostos (EBT) aumentou 30,1% para €37 M no 1S18, valor idêntico ao verificado ao nível do resultado direto.

O resultado indireto atingiu €68 M no 1S18, mais do que duplicando o registado no 1S17, sobretudo resultante de reavaliações do portefólio, de ganhos de capital da Sonae IM e do valor criado nas propriedades de investimento da Sonae Sierra.

Face ao crescimento das vendas e da rentabilidade, bem como ao dos resultados indiretos, o resultado líquido atribuível a acionistas melhorou €25 M, para €98 M, + 34,2% em termos homólogos.

O investimento situou-se em €151 M, aumentando €30 M quando comparado com o ano passado, devido essencialmente a um maior nível de capex da Sonae MC, relacionado com remodelações, e da Sonae IM relacionado com operações de fusão e aquisição.

Criação de mais de 1.700 postos de trabalho e apoio a mais de 800 instituições

A Sonae criou mais de 1.700 postos de trabalho nos últimos 12 meses, tendo terminado o primeiro semestre do ano com mais de 45 mil colaboradores. Esta evolução traduz o crescimento das várias áreas de negócios, tanto em Portugal como no exterior, resultando num reforço de competências para a Sonae.

Nos primeiros seis meses do ano a Sonae prosseguiu também o seu compromisso com a comunidade, tendo apoiado mais de 800 instituições em todo o país, através de bens materiais, competências e recursos financeiros. Entre as áreas de atuação beneficiárias dos apoios da Sonae estiveram a Solidariedade Social, a Cultura, a Educação, a Sensibilização ambiental e a Saúde e Desporto.