Todos os negócios sonae melhoram vendas e rentabilidade operacional

2018-05-17
1. PRINCIPAIS DESTAQUES DO PRIMEIRO TRIMESTRE 2018:
  • Volume de negócios da Sonae aumenta 8,7% para 1.342 M€, com contributo positivo de todos os negócios
  • Melhoria da rentabilidade de todos os negócios, com aumento de 11% do EBITDA subjacente para 57 M€
  • Resultado líquido aumenta de 8 M€ para 20 M€
  • Dívida líquida diminui 8,2% ou 113 M€ face ao final do período homólogo
Ângelo Paupério, Co-CEO da Sonae, afirma: "Começou bem o ano de 2018 na Sonae que, no 1.º trimestre, cresceu o volume de negócios consolidado em 8,7% e a rentabilidade (EBITDA) 9,5%. De realçar o contributo do retalho alimentar e da Worten com evoluções muito positivas quer em crescimento absoluto quer em vendas no mesmo universo de lojas (LFL de respetivamente 5,3% e 8,8%), bem acima do que o efeito calendário pode explicar.

Considerando as restantes empresas sob influência de controlo, que igualmente apresentaram evolução favorável, o volume de negócios e o EBITDA, em termos agregados, atingiram 1,8 mil milhões (+6,7%) e 230 milhões de euros (+6,0%), respetivamente.

A par destes encorajadores resultados, prosseguimos na execução da nossa estratégia nos diferentes negócios e na gestão do portefólio, tendo concretizado no início de fevereiro a anunciada constituição da ISRG (Iberian Sports Retail Group) resultante da integração das operações da Sport Zone, da Sprinter e da JD Ibéria, cujo impacto se começará a relevar a partir do próximo trimestre.

Foi também possível manter um elevado nível de investimento nomeadamente nas novas avenidas de crescimento a par da diminuição do custo e montante da dívida do Grupo e otimização da estrutura de capitais que sustenta a nossa política de remuneração acionista com dividendos que têm vindo a crescer 5% ao ano desde 2012.”

Ver Comunicado integral em anexo