Marcas e colaboradores da Sonae unem-se para apoiar vitímas dos incêndios

2017-07-03

Política deresponsabilidade corporativa prevê donativos e equipas no terreno

Doação de bens para pessoas e animais,apoio financeiros previstos para a reconstrução e voluntariado são algumas das iniciativas promovidas pelas empresas douniverso Sonae.

As marcas da Sonae uniram-se paracombater os impactos do incêndio de Pedrógão Grande nas diversas comunidadeslocais afetadas. No âmbito da sua política de responsabilidade corporativa, aSonae está no terreno a cooperar com instituições como a Cruz VermelhaPortuguesa, o Banco Alimentar contra a Fome e a Entrajuda, apoiando com donativose mobilizando colaboradores para ações de voluntariado.

Catarina Oliveira Fernandes,diretora de Comunicação, Marca e Responsabilidade Corporativa da Sonae, afirma:"A Sonae dedica grande atenção às comunidades locais, promovendo de formaregular ações de responsabilidade corporativa com o objetivo de apoiar quemmais precisa. Face à catástrofe vivida, as marcas e empresas da Sonae uniram-se,cumprindo com a sua missão de apoio social e colaborando no terreno e com assuas instituições parceiras, fornecendo ajuda às populações e equipas técnicasde emergência”.

De modo a responder àsnecessidades imediatas, as marcas da Sonae avançaram com a doação de bens ealimentos. Desde o primeiro momento, a Missão Continente, através daslojas Continente, apoiou com bens alimentares necessários aos bombeirose às populações. A Well’s doou a diversas corporações de Bombeirosmaterial de primeiros socorros, nomeadamente soro fisiológico, compressas ecreme para queimaduras. A Worten está a colaborar com a Cruz VermelhaPortuguesa para equipar os alojamentos temporários (com fogões, equipamentos defrio e climatização, etc.), bem como a ver aplicada a verba remanescente quefoi angariada no âmbito da campanha Código DáVinte, em 2016. Por seu lado, BergOutdoor, Deeply, Zippy, MO e Sport Zone ofereceram mais de 15 mil peçasnovas de vestuário para bebé, criança, homem e mulher.

No âmbito do seu programa devoluntariado Sonae Activshare, são já mais de uma centena os colaboradoresmobilizados para iniciativas de apoio em Pedrógão Grande. Tal como aconteceu napassada segunda-feira com um grupo de 50 colaboradores, amanhã, dia 4 de julho,80 voluntários de diferentes empresas Sonae, de Lisboa e Porto, estarão durantetodo o dia nas instalações de apoio à "Loja Social de Pedrógão Grande”, aajudar na triagem e armazenamento de donativos enviados por todos osportugueses, com o objetivo de facilitar a distribuição dos bens junto dasfamílias afetadas.

Reconstruir casas e ajudar para um futuro melhor

Além do apoio de urgência, asmarcas e empresas da Sonae estão também empenhadas em apoiar na reconstruçãodas áreas afetadas. Nesse sentido, a Sonae RP irá disponibilizar umaverba para apoiar a reconstrução das casas e a Sonae FS irá associar-secom um donativo monetário através do Cartão Dá Presentes. A Maxmat iráentregar material de construção para a recuperação de habitações e a Sonae MC,através da marca de utilidades para o lar Kasa, está a reunir artigosnecessários para reequipar as habitações e a preparar kits escolares paradisponibilizar às crianças no regresso às aulas, com o apoio da Makenotes edas lojas note!.

"Enquanto long living company, a Sonae vai continuar a apoiar as comunidadesafetadas, ajudando no fundamental esforço de reconstrução que se irá prolongarpor vários meses. O nosso foco é cooperar com as entidades competentes para quepossamos canalizar recursos materiais e humanos de forma eficiente e adequadaàs reais necessidades locais”, conclui Catarina Oliveira Fernandes.

Apelo da Cruz VermelhaPortuguesa

Face às necessidadesmais urgentes e à atual capacidade de armazenamento/triagem dos artigos jádoados, a instituição está a aceitar apenas o donativo de alguns artigos emespécie novos, nomeadamente:

• Artigos dehigiene (fraldas para crianças e adultos, escova/pasta de dentes, pensoshigiénicos, lâminas/espuma de barbear, gel de banho, champô, pentes, escovas)
  • Artigos paracozinha (panelas, frigideiras, fervedor, pratos, talheres, travessas, copos,tupperwares, utensílios vários)
  • Mantas
  • Sacos-cama.

Sobre a Responsabilidade Corporativada Sonae

Durante o ano de 2016, a Sonae,através do seu programa de responsabilidade social e voluntariado, SonaeActivshare, dinamizou um conjunto diversificado de projetos e iniciativas nasáreas da solidariedade social, saúde e desporto, sensibilização ambiental,cultura, educação e ciência e inovação, que representou um investimentosuperior a 10 milhões de euros e que beneficiou cerca de 1.400 instituições.