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Museu do Chiado: RODRIGO GOMES VENCE PRÉMIO SONAE MEDIA ART 2017

Museu do Chiado: RODRIGO GOMES VENCE PRÉMIO SONAE MEDIA ART 2017

2017-12-06
Maior prémio nacional de arte na área dos novos media atribui 40 mil euros ao vencedor

O Prémio Sonae Media Art é uma iniciativa da Sonae com o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado que pretende fomentar a criatividade e a inovação na sociedade, premiando jovens criadores de nacionalidade portuguesa ou estrangeiros residentes em Portugal que apresentem trabalhos inéditos tendo o multimédia como suporte e/ou tema, quer de uma forma exploratória e inovadora, quer sob um ponto de vista crítico e histórico.

Rodrigo Gomes é o grande vencedor da segunda edição do Prémio Sonae Media Art, o mais importante prémio nacional de arte contemporânea, no valor pecuniário de 40.000 euros. A iniciativa enquadra-se na política de responsabilidade corporativa da Sonae, que pretende promover a criatividade e a inovação na sociedade, nomeadamente através da promoção e desenvolvimento de iniciativas na área da cultura e da educação.

Rodrigo Gomes foi escolhido entre os cinco finalistas por um júri de premiação, que analisou as suas obras inéditas que estão patentes numa exposição conjunta no MNAC – Museu do Chiado. O júri desta segunda edição foi constituído por Filipa Oliveira (curadora e atual diretora artística do Fórum Eugénio de Almeida em Évora), Nuno Crespo (docente universitário e investigador nas áreas da estética, teoria e crítica da arte, arquitetura e filosofia) e Rasmus Vestergaard (diretor e curador-chefe do DIAS – Digital Interactive Art Space, o primeiro kunsthalle dinamarquês com um foco específico em media art e arte digital).

O Prémio Sonae Media Art abrange as formas de criação contemporânea que vão desde a imagem ao som, incluindo a exploração do media vídeo, computação, som e mixed-media, em que outras formas de arte como a performance, a dança, o cinema, o teatro ou a literatura poderão ser incorporadas.

Na primeira edição, em 2015, a artista portuguesa Tatiana Macedo foi a vencedora do Prémio Sonae Media Art, com a obra "1989", que explorava o meio videográfico e fílmico, através de uma tripla projeção com som espacializado, duma forma pessoal e sensível, relacionando o individual com o político.

Nesta segunda edição, Rodrigo Gomes destacou-se pela sua obra Estivador de Imagens que, segundo o júri de premiação, "revelou um bom entendimento do que é uma exposição de uma peça de new media art numa galeria de um museu. O encontro entre imagem, som, movimento e matéria, numa instalação escultórica é muito bem conseguido. É de salientar igualmente a capacidade que a instalação tem de envolver o espectador numa experiência artística gratificante. Para além destes aspetos tecnológicos e formais, salientou-se igualmente o modo como o trabalho estabelece uma importante relação entre a herança de  importantes artistas como Harun Farocki e temas atuais como a vigilância, o terror e a guerra.

O júri gostaria ainda de salientar a particular qualidade e relevância dos trabalhos apresentados pelos restantes artistas finalistas, demonstrando um campo de investigação e experimentação alargado, patente nos diversos media que os constituem. Na obra de André Martins, Memorial Feed, as questões levantadas são muito importantes no contexto da discussão do que é que é existir em rede, o direito a ser esquecido, o anonimato e a maneira como seremos lembrados digitalmente. A configuração espacial da peça Wolfanddotcom de André Sier é complexa e desafiante revelando um apurado trabalho de programação e construção de imagens. Já em Samarra de Nuno Lacerda, o público está realmente a construir a imagem, num jogo convidativo e lúdico. Por seu lado, em GOD, de Sofia Caetano, a relação entre as imagens vídeo e a sua mise en scene é eficaz a envolver o espectador numa relação direta com a obra e a imersividade proposta é muito interessante e atual.

Por fim, o Júri gostaria de salientar a importância do trabalho conjunto entre o MNAC e a Sonae na realização deste prémio que contribui de um modo decisivo para a discussão e o desenvolvimento da new media arte no contexto português.”

Ver Comunicado Integral em anexo
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