Pão 100% português junta “à mesa” investigadores, produtores e retalhista

2016-12-06

RECUPERAÇÃO DEVARIEDADES NACIONAIS DE TRIGO

• Uma iniciativa promovidapelo Clube de Produtores Continente

Matosinhos, 06 de dezembro de 2016 – Acabade ser lançado o Pão de Cereais do Alentejo Continente. Um produto 100%português, produzido a partir da recuperação de variedades portuguesas de trigo,que contou com a participação de investigadores, produtores de cereais,produtores de farinha e panificadores.

Esta iniciativarepresenta a primeira de várias iniciativas que o Clube de ProdutoresContinente pretende desenvolver para incentivar a produção de cereais emPortugal, que sofreu uma queda acentuada nas últimas décadas, por causa dodesinvestimento na agricultura que a entrada na União Europeia motivou.

De acordo comOndina Afonso, Presidente do Clube de Produtores Continente, "o lançamento deste produto reflete umtrabalho de fileira – da investigação à comercialização – e demonstra como omaior Retalhista Nacional – o Continente -  recupera, promove e desenvolve a agricultura eeconomia portuguesa. O desenvolvimento de inciativas como esta poderá ajudar arecuperar a produção de cereais em Portugal e equilibrar a nossa balançacomercial, que no caso dos cereais é extremamente deficitária.

No processo dedesenvolvimento deste produto estiveram envolvidos o Instituto Nacional de InvestigaçãoAgrária e Veterinária, o Clube de Produtores de Cereais de Qualidade com oassociado "Cooperativa de Beja e Brinches”, a Gérmen Moagens de Cereais, SA e aPanificadora Marques Filipe, membro do Clube de Produtores Continente.

O Pão de CereaisContinente tem 500 gr, foi produzido a partir dos melhores lotes de cereaiscolhidos este ano no Alentejo e estará disponível, em exclusivo, nas lojasContinente, com um PVP de 1,5€, obedecendo a todos os critérios desustentabilidade.

Este produtointegra-se  no Conceito de Circuito CurtoAgroalimentar (CCA), ou seja, a venda é efectuada com apenas um intermediário,neste caso, o Continente.