Sonae aumenta vendas em 9% e reforça rentabilidade no 3º trimestre de 2019

2019-11-13

PRINCIPAIS DESTAQUES DOS RESULTADOS DO 3º TRIMESTRE DE 2019 (3T19)

• Volume de negócios consolidado da Sonae aumentou 9% no 3T19, para 1.674M€, e 10% nos primeiros nove meses do ano para 4.635 M€
  • Melhoria da rentabilidade operacional, com o EBITDA subjacente a aumentar 21% no 3T19, para 162M€, e 24% nos 9M19, para 402 M€
  • Resultado líquido atribuível aos acionistas mais do que duplicou no 3T19, de 24 M€ para 50 M€
  • Investimento ascendeu a 275 M€ nos 9M19, mais de 1 M€ por dia, refletindo expansão orgânica e aquisições
  • Dívida líquida diminuiu 113 M€ em base comparável

Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, afirma: "A Sonae manteve um forte desempenho operacional no 3º trimestre, consolidando assim os resultados positivos atingidos no primeiro semestre do ano.

O volume de negócios consolidado aumentou 9% em termos homólogos para €1,7 mil milhões no trimestre e 10% no acumulado do ano, atingindo €4,6 mil milhões. Este forte nível de crescimento foi sobretudo impulsionado pela Sonae MC, mas também por um conjunto de aquisições realizadas nos últimos 12 meses, em especial a compra da participação de 20% na Sonae Sierra e o investimento, por parte da Sonae MC, numa participação de controlo na Arenal. Mas, mesmo excluindo estas aquisições, o crescimento do grupo teria atingido 5% nos primeiros nove meses do ano.

A rentabilidade manteve também uma evolução positiva. O EBITDA subjacente aumentou 21% em termos homólogos no trimestre e 24% nos primeiros nove meses do ano. Gostaria de destacar o nível de rentabilidade de referência da Sonae MC, o bom desempenho da ISRG e ainda a sólida melhoria da Sonae Fashion no trimestre. O resultado direto no trimestre aumentou 43% em termos homólogos e o RoIC atingiu 9,8% nos últimos 12 meses, um valor próximo do nosso objetivo de médio prazo de 10%.

Em termos de gestão de portefólio, a Sonae Sierra completou a fusão da Sonae Sierra Brasil com a Aliansce Shopping Centres. Os méritos desta fusão foram bem reconhecidos pelo mercado de capitais no Brasil e os primeiros sinais do processo de integração reforçam a nossa confiança no potencial de criação de valor desta transação. Ainda durante este trimestre, a Sonae IM vendeu a WeDo à Mobileum Inc., gerando uma mais valia de €17 M para a Sonae.

O balanço da Sonae continua sólido com a dívida líquida a diminuir €20 M em termos homólogos, €113 numa base comparável, outra clara demonstração da capacidade de geração de cash flow dos nossos ativos subjacentes.

À medida que o final do ano se aproxima, continuaremos todos focados em executar as estratégias definidas para cada negócio, fazendo de 2019 um ano de sucesso para a Sonae e para todos os nossos stakeholders”.

Press Release na íntegra em anexo