Clube de Produtores Continente
2016 . Sonae MC
Desafio
Incentivar e valorizar a produção nacional e promover o consumo sustentável.
Ação
Durante o ano de 2016, a Sonae MC reforçou a sua aposta no Clube de Produtores Continente (CPC), com vista a consolidar a ligação entre a produção e a grande distribuição. Assente em projetos inovadores e ambiciosos, o CPC impulsiona um dos pilares da estratégia de desenvolvimento sustentável da Sonae. Este Clube promove a empregabilidade regional e robustece a competitividade dos fornecedores nacionais. Um relacionamento mais forte dos produtores à academia e aos centros de investigação foi outro dos vetores de ação do CPC durante 2016, nomeadamente com a criação do Conselho Científico, enquanto plataforma de troca de conhecimento e acelerador da competitividade dos produtores. Paralelamente, com rigorosos critérios de certificação de produtores, o CPC assegura a sua conformidade, através de auditorias internas anuais. Hoje o CPC é um verdadeiro caso de sucesso, levando "o Melhor de Portugal” a todos os clientes da Sonae MC. Ao longo do ano de 2016, foram desenvolvidos diversos projetos junto dos produtores que fazem parte do CPC, entre eles o encontro dos produtores de cereais e panificação e encontro dos produtores de frutas e legumes que destacamos em seguida.

CPC: Encontro Produtores de Cereais e Panificação e Encontro Frutas e Legumes
Com o intuito de reverter a nossa situação de dependência de produtores internacionais de cereais, equilibrar a nossa balança comercial (que no caso dos cereais é muito deficitária, importando mais de 90%) e contribuir para o desenvolvimento dos produtores locais, o CPC criou o pão de cereais do Alentejo. Este pão caracteriza-se por ser um produto 100% nacional, produzido a partir da recuperação de diversas variedades de trigo português, de origem e qualidade comprovadas. 

Paralelamente, através de uma parceria com a PortugalFresh (Associação para a promoção de frutas, legumes e flores de Portugal), implementámos uma iniciativa  que visa comunicar os benefícios e vantagens do consumo das frutas e legumes nacionais e da época. Esta ação consiste na distribuição destes produtos às crianças que visitam as lojas Continente com as suas famílias e com isto, estimular o consumo sustentável.
Impacto
  • 6 Projetos desenvolvidos; 
  • 224 Membros; 
  • 248 milhões de euros em compras;
  • 4,5 toneladas de fruta e/ou legumes distribuídos todos os fins-de-semana, às crianças que visitam as lojas Continente;
  • 114 mil toneladas em compras.

ODS
Este website utiliza cookies que facilitam a navegação dos visitantes.

A informação armazenada nos cookies é utilizada exclusivamente pela SONAE. Consulte aqui a nossa Política de Cookies